Cida Cultural

Portifólio


Casa das Artes de Novo Hamburgo será inaugurada em julho de 2018

Prevista para dezembro, entrega do espaço multicultural tem novo cronograma.

Em breve, a região do Vale do Sinos receberá um de seus mais tradicionais espaços culturais totalmente restaurado e modernizado, e com uma estrutura cenotécnica renovada. A Casa das Artes de Novo Hamburgo, antiga Semec II, será reinaugurada em julho de 2018. O prazo inicial era dezembro de 2017, porém, uma série de adequações se fizeram necessárias, o que alterou o cronograma. As obras de restauração e revitalização contam com o patrocínio da RGE Sul, financiamento do Pró-cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do Estado, apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE, realização da Prefeitura de Novo Hamburgo e planejamento e gestão das empresas Lahtu Sensu Administração Cultural e Cida Cultural.

O cronograma inicial sofreu algumas alterações. Isso deve-se, especialmente, à necessidade de adequação do Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) à nova lei que regulamenta esses projetos. Ajustes foram feitos para que o novo PPCI pudesse atender aos critérios do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo.

Outros aspectos que contribuíram para a mudança no prazo de entrega da obra foram: o período demandado para a limpeza do prédio e instalação do canteiro de obras (já que, por sua localização central, era permitida a retirada de apenas dois containers de entulhos por dia); em seguida, houve necessidade de reconstruir as fachadas frontal e traseira da Casa das Artes que, devido ao adiantado processo de deteriorização, cederam parcialmente, logo no início dos trabalhos; além disso, a grande quantidade de chuvas registradas no primeiro semestre e a presença de solo argiloso no espaço do fosso onde será construído o elevador, demandou um trabalho mais longo para contenção de suas paredes.

A conclusão das obras de restauração e revitalização do prédio da Semec II está prevista para maio de 2018. Após, serão necessários dois meses para instalação de equipamentos cenotécnicos, mobiliário, iluminação, montagem da sala exposições e demais detalhes para que a Casa das Artes de Novo Hamburgo seja inaugurada em julho de 2018.

Depois de pronto, o prédio abrigará uma sala de exposições com 170 m² e um auditório multiuso, com capacidade para 128 pessoas, que poderá receber apresentações de teatro, música, saraus literários, seminários, oficinas e cursos temáticos. O espaço também contará com uma cafeteria e sala de reuniões.

A história do prédio, como espaço público, iniciou na década de 50, quando foi integrado ao patrimônio de Novo Hamburgo. A casa foi doada ao poder público com a condição de que ali fossem desenvolvidas atividades culturais e educacionais. Nos anos 70, o local foi importante ponto de encontro de artistas e associações culturais de Novo Hamburgo, porém, há vinte anos a SEMEC II está interditada. A estrutura abrigou a primeira Escola de Belas Artes da cidade e, em seguida, com status de ensino superior, o Instituto de Belas Artes, a partir do qual foi viabilizado o surgimento do que hoje é a Universidade Feevale.

A população reivindicava a reestruturação do espaço tombado pelo Município há cerca de vinte anos. A iniciativa objetiva revitalizar este histórico prédio cultural para a comunidade do Vale dos Sinos, além de contribuir para a identidade e a memória cultural da região e do Estado. A Casa das Artes de Novo Hamburgo representará uma alternativa para espetáculos e exposições de pequeno e médio porte, oferecendo a artistas de grupos locais e regionais uma opção qualificada para exibição de seus trabalhos e troca de experiências e conhecimento.

Na última terça-feira, 18 de julho, foi realizada uma visita técnica ao local da obra onde participaram integrantes do Conselho Municipal de Cultura, prefeitura de Novo Hamburgo, gestores do projeto e representantes da RGE Sul.




CIDA Cultural | Atendimento com hora marcada através do e-mail contato@cidacultural.com.br


© 2011 CIDA Cultural
Design por: Art/Meio | ODIG | Criação de Site Porto Alegre