Fundada em 1985, a Orquestra Theatro São Pedro tem uma trajetória de grandes realizações na cena cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Primando pela excelência musical, e explorando repertórios diversificados, que vão da música de concerto ao folclore, a OTSP é responsável por uma ampla programação. Em 2021, essa programação tem entre seus eventos a série Concertos Especiais e Vida Com Arte, que apresenta um total de cinco espetáculos no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. São três concertos da OTSP e duas apresentações do Grupo Infanto-juvenil Vida Com Arte.

Os concertos da OTSP têm a regência do maestro Evandro Matté, e recebem solistas convidados a cada apresentação. Com planejamento e gestão da Cida Cultural, o espetáculo teve sua primeira edição em 27 de junho, com um concerto que promoveu uma verdadeira fusão entre o popular e o erudito, tendo as participações de Hique Gomez (violino e canto), Renato Borghetti (acordeon) e Helena Losada (soprano). Na edição do mês de agosto, o espetáculo homenageou o compositor alemão Felix Mendelssohn, com as participações do pianista Ney Fialkow e do violinista Pablo de León.

No mês de outubro, um terceiro espetáculo, atualmente em preparação, encerra a série de concertos da OTSP, e em seguida, dois concertos do Projeto Vida Com Arte, uma iniciativa da Universidade UNISINOS que proporciona inclusão social a crianças e adolescentes  do município de São Leopoldo, RS, encerram o projeto.

As apresentações, com público reduzido a 30% da capacidade do Theatro São Pedro devido ao protocolo de segurança contra a Covid-19, têm entrada gratuita ao público em geral, mediante doação de alimentos não-perecíveis.

 

Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: STIHL e GERDAU

Apoio: INBETTA, DUFRIO e BECK DE SOUZA ENGENHARIA e Confeitaria Barcelona

Planejamento e gestão: Cida Cultural

Realização: Associação Pró-Música de Porto Alegre e Fundação TSP.