O projeto O Museu Desmiolado consistiu em uma exposição baseada no livro infanto-juvenil homônimo de Alexandre Brito (Editora Projeto, 2011). Com coordenação geral, planejamento e gestão da Cida Cultural, e curadoria de Ceres Storchi e Cláudia Antunes, a mostra foi organizada em 12 módulos, cada um dedicado a um poema do livro, além de uma oficina permanente, onde as crianças exercitaram processos de curadoria e musealização de objetos. A experiência proposta foi intensificada pela narrativa museográfica, composta a partir da diversidade de ambiências que articularam o conteúdo literário e lúdico de cada poema.

O Museu Desmiolado foi planejado para ocorrer durante 30 dias no Grande Hall e nas galerias laterais do pavimento térreo do Santander Cultural – Porto Alegre/RS. Entretanto, a pedido da coordenação do espaço cultural, a exposição foi remontada para ocupar as Galerias Oeste e Leste, no mezanino do Santander Cultural. Devido ao sucesso de público, foi prorrogado para 50 dias de exposição, atingindo um público mais de 400% acima do esperado.

FICHA TÉCNICA

Curadoras: Ceres Storchi e Cláudia Antunes

Poemas: Alexandre Brito

Coordenação geral, planejamento, acompanhamento de execução do projeto e assessoria administrativa: Cida Cultural

Direção de arte: Nico Rocha

Projeto museográfico: Tangram Arquitetura e Design

Interpretação gráfica da exposição: Mull Design

Artistas e ilustradores: Nico Rocha, Raquel Magalhães, Nonô Joris, Élin Godois, Emily Borghetti, Giana da Rocha, Marcelo Moreira, Malu Rocha, Valdoir Costa, Ceres Storchi, Vinícius Goulart Brasil e Theo Rocha Storchi